
Receitas práticas para planejar e organizar refeições semanais
Confira como ganhar tempo organizando as refeições da semana
Rotina agitada e tempo curto não são desculpa para deslizar na alimentação. Manter uma refeição saudável e conciliar trabalho, casa, filhos e vida social pode ser desafiador, mas com o planejamento certo tudo fica mais simples!
Se você não organiza suas refeições da semana, fica muito mais fácil comprar lanches que não são saudáveis. Por outro lado, se você tiver marmitas preparadas, é só esquentar no micro-ondas e comer bem.
Planejar o cardápio e organizar as refeições te ajuda a cultivar bons hábitos alimentares e ainda reduz o consumo de alimentos processados e de delivery, permitindo economizar tempo e energia. Além disso, diminui o estresse e a ansiedade na hora das refeições.
Defina um cardápio para a semana
Para começar a organizar a sua semana, o cardápio é o primeiro passo. É o cardápio que vai nortear as suas compras e evitar o desperdício. Monte o cardápio levando em conta os grupos alimentares, incluindo:
- proteínas: carnes, ovos e leguminosas;
- gorduras boas: azeite de oliva, abacate;
- fibras: frutas, verduras, legumes;
- carboidratos: arroz, batata-doce, mandioca.
A partir disso, veja quais receitas você e os membros da família mais gostam para montar o cardápio. Separe por dias e períodos e vá colocando as refeições de acordo com os dias.
Confira também: Emagrecimento: Qual é o Segredo Entre Dieta e Exercício?
Lista de compras por categorias
Depois que montar o cardápio, ficará mais fácil fazer a lista de compras. Você pode separar os alimentos por categorias para facilitar. Antes de ir ao mercado, olhe na despensa e na geladeira os ingredientes que você já tem. Entre as categorias estão:
- frutas, verduras e legumes;
- carne, frango e ovos;
- carboidratos e leguminosas;
- queijos e outros.
Separe os ingredientes em poções
Com certeza você já assistiu o vídeo de alguma receita onde os ingredientes são separados em tigelas pequenas. Isso serve para facilitar o preparo e o armazenamento dos alimentos. Se, ao fazer uma receita, você tiver que abrir latas, sacos ou pegar algo que está no armário ou na despensa, o tempo da receita fica maior e você fica mais cansado.
Você pode usar esse princípio na hora de cozinhar, deixando os itens separados de acordo com as receitas. Esse princípio pode ser aplicado para armazenar os alimentos na geladeira, principalmente os pré-cozidos.
Otimize o preparo das refeições
Preparar as refeições da semana pode parecer uma tarefa impossível, mas, com a estratégia certa, você vai economizar tempo e garantir mais produtividade. Separe um dia da semana só para isso. Muitas pessoas preferem usar o sábado ou o domingo para planejar a semana.
Depois de fazer o cardápio semanal levando em conta as preferência da família e ir ao mercado repor os ingredientes que você não tem, é hora de começar o preparo e otimizar o máximo possível essa atividade.
Uma forma de fazer isso é focar nos pratos que podem ser preparados em maior quantidade e que servem como base para o preparo de diversas receitas. Dessa forma, você consegue variar na preparação dos pratos e tem mais opções.
Por exemplo, você pode cozinhar uma quantidade maior de macarrão para deixar na geladeira, e com ele fazer molhos de bolonhesa, molho branco, rosé e outros. A carne moída pode ser feita em grande quantidade e usada para refeições, tortas e lanches.
Alimentos básicos como arroz e feijão também podem ser preparados em maiores quantidades e armazenados no congelador. Verduras e legumes que passam pelo processo de branqueamento também. Isso poupa tempo e esforço.
Aposte nos utensílios que facilitam a rotina
Alguns utensílios podem ser úteis no planejamento alimentar. Por exemplo, potes herméticos são fundamentais para armazenar as porções preparadas. Você pode comprar opções de vários tamanhos, para armazenar porções maiores e menores. Comprar etiquetas para identificar potes e saquinhos também torna mais fácil o acesso.