
Cuidados essenciais com a saúde durante mudanças de temperatura
Hábitos simples podem ajudar a evitar gripes e outras doenças
Quando a temperatura cai, o que você faz? Muitas pessoas pensam em tirar o cobertor do guarda-roupa, fazer receitas mais quentinhas ou tomar um chocolate quente. Todos esses hábitos tradicionais fazem sentido, mas é preciso ter outros cuidados para manter a saúde durante as mudanças de temperatura, evitando gripes e outras doenças.
Antes de ir até a farmácia comprar vitaminas com um cupom Drogasil, é preciso que você entenda quais são esses cuidados e a importância da prevenção. Abaixo, você confere 5 hábitos para manter a saúde em meio às mudanças no clima!
Mantenha os ambientes arejados e limpos
A primeira dica da lista é simples: manter os ambientes arejados e limpos. No entanto, durante os dias mais frios, é comum que as pessoas fechem as janelas e portas e deixem alguns cuidados com a casa um pouco de lado. Apesar de parecer inofensivo, essas duas atitudes estão diretamente ligadas às gripes e alergias.
A recomendação é que você mantenha a mesma rotina de limpeza dos dias quentes e também as janelas abertas. Para atingir o conforto térmico, recorra a outros hábitos que não impeçam a circulação do ar.
Continue bebendo água
Outro hábito que costuma ficar de escanteio nos dias mais frios é beber água. No calor, o líquido é um aliado na hora de se refrescar, mas é preciso se lembrar de que a água é essencial em qualquer clima para manter a hidratação e a saúde do corpo. As quantidades de consumo recomendado não variam a depender da estação.
Para que você não esqueça de beber água, a dica é manter uma garrafa sempre perto de você. Além disso, troque a água gelada pela bebida em temperatura ambiente, isso te ajudará a desfazer a associação entre consumo de água e calor.
Consuma alimentos ricos em vitaminas
Quem nunca correu até uma farmácia assim que o tempo virou para comprar vitamina C ou complexos vitamínicos? Esse hábito é supercomum entre os brasileiros e traz, sim, benefícios à saúde. Entretanto, é preciso ter atenção para consumir as vitaminas também direto da fonte.
Legumes, verduras, folhas e frutas são os maiores aliados nessa missão. Durante as mudanças de temperatura, mantenha o seu prato colorido para garantir que a maior parte das vitaminas necessárias já será consumida.
Confira também: Inchaço nos lábios ou língua após tomar dipirona?
Vista-se de acordo com a temperatura
“Esfriou, não se esqueça de levar o casaco”, essa frase típica das mães e dos pais reflete uma recomendação real e muito importante: a de se vestir de acordo com a temperatura para evitar variações bruscas e exposições desnecessárias ao clima.
Ao colocar um agasalho, você ajuda a manter a temperatura corporal nos níveis adequados. Isso acontece porque ele “retém” o calor, trazendo tanto conforto térmico quanto bem-estar.
Quando falamos de doenças, vestir-se adequadamente também pode ajudar! No frio, o sistema imunológico pode ficar mais “fraco” e suscetível a elas. Agasalhar-se ajuda a combater o frio e, consequentemente, as gripes e os resfriados.
Cuide da pele e dos olhos nas mudanças de temperatura
A pele e os olhos são regiões que sofrem muito com as mudanças de temperatura, principalmente nos dias mais frios. Para evitar que isso aconteça, é preciso estabelecer uma nova rotina de cuidados.
Para a pele, a hidratação, a proteção e a boa alimentação, que já vimos, são essenciais. Além disso, é preciso evitar banhos muito quentes e adicionar a etapa de esfoliação no skincare. Já para os olhos, a dica é manter a limpeza dos ambientes e usar um colírio lubrificante em caso de ressecamento.
Se nenhum desses hábitos fizer com que a sua saúde melhore, a recomendação é procurar um especialista imediatamente. Ele poderá te dizer se é preciso adotar cuidados mais intensos e quais são eles.